terça-feira, 3 de outubro de 2017

No Acre, município de Porto Walter é destaque na Área Esportiva

Estádio Wagner Gonçalves Borges - Porto Walter
Porto Walter é um município localizado no oeste do Acre, mais precisamente no interior do Estado. De acordo com dados do (IBGE), sua população é 11.353 habitantes. Limita-se ao norte com o município de Cruzeiro do Sul, ao sul com o município de Marechal Thaumaturgo, leste com o município de Tarauacá e a oeste com o Perú.

Considerado um dos municípios mais isolados do estado, pois o acesso é apenas via fluvial, pelo rio Juruá e via área, somente por avião de pequeno porte.

Hoje, o município se destaca na área esportiva e atualmente conta com diversas Praças esportivas, incluindo Quatro Quadras Poliesportivas (Uma estadual e três Municipais), Uma Quadra de Grama Sintética e o Estádio de Futebol Wagner Gonçalves Borges, sua principal Praça Esportiva, além de uma Quadra Poliesportiva na Comunidade Vitória (zona rural).

O Município hoje conta com 25 equipes de futebol formadas, sendo dez na 1ª divisão e quinze na 2ª divisão.

O Campeonato da Primeira 1ª divisão estão as equipes: Atlético Portowaltense, Bahia, Mayta, Flamengo, Vasco, Inter do Juruá, Londrina, Juruá, Amantes do Esportes e Garotos da Vila. Estas duas últimas equipes conseguiram o acesso para a elite este ano. 

Já o Campeonato da 2ª Divisão é composto por Audax do Besouro, Juventus, São José, Garotos do Iracema, Juventus da Santa Luzia, Segundo Distrito, São Caetano, Periquitos do Grajaú, Ponte Preta, PSG, São Paulo, Santos do Mirim, Juventus do Juruá, Atlético Cristal e Chapecoense.

Todas as equipes são bem estruturadas, com torcidas “organizadas”, inclusive tem agremiações que até hino já têm. 

Os campeonatos são organizados pelo Departamento Municipal de Esportes, já que o município ainda não existe ainda a Liga de Futebol.

As rodadas do Campeonato sempre acontecem nos finais de semana (aos sábados e domingos) e como de costume a população lotam as dependências do Estádio Wagner Gonçalves Borges para prestigiar os Jogos do Campeonato.

Os jogos são transmitidos em sistema de Som local para os torcedores e para a rádio Ocidental FM 90,1 por narradores do próprio município. Entre os narradores e comentaristas estão Geovane Correia, Garçone Melo, Fred Ferreia, Juarez Oliveira, Alderir Mota, Jhones Correia e Júnior Silva.

Ressaltando que as finais dos Campeonatos Municipais de Futebol da 1ª e 2ª Divisão aconteceram no último dia 24 de setembro e quase três mil torcedores compareceram ao Estádio Wagner Gonçalves Borges para prestigiar as finais.

O atual Prefeito é Zezinho Barbary (PMDB) e a vice-prefeita é a Profª Nagilda (PP) e os mesmos não medem esforços para apoiar o esporte do município.

Aldefran Dias (Dede)
Aldefrean Dias (Dede), 33 anos, é o atual coordenador de Esportes e está hà frente dos trabalhos esportivos no município há 02 anos.

“Graças a Deus, temos o privilégio de termos um Prefeito e uma vice-prefeita que gostam de Esportes. Eles (gestores) acompanham sempre as atividades esportivas do município, veem de perto os jogos do Campeonato e apoia no que for preciso. Inclusive na semana passada, a Seleção de futebol participou do Copão do Vale do Juruá em Cruzeiro do Sul e nosso Prefeito e sua vice nos acompanharam”. Destacou Aldefran Dias, coordenador de Esportes.

Aldefran ainda ressalta que além do apoio que recebe da Prefeitura para realizar as competições, também temo o apoio de alguns empresários locais.

"Finalizamos no último dia 24 de setembro os campeonatos de futebol da 1ª e 2ª Divisão, agora estamos tentando conseguir apoio para realizar nossa próxima competição que é a “Copa Cidade de Futebol 2017, que é disputada apenas com as equipes da 1ª divisão. Nosso objetivo é finalizar esta competição no 08 de dezembro – dia da padroeira da cidade, mais ainda não está nada confirmado", conclui o Coordenador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário